9.8/10

Caixa de Pássaros – Josh Malerman

agosto 9, 2017


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante. Que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.

Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança. Mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

     “Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão”.

O que eu achei de Caixa de pássaros.

Temos aqui um romance de estreia, e que estreia. Josh Malaerman tem uma escrita extremamente viciante, digno de alguém que parece já ter experiência. O livro é impossível  de largar desde a primeira pagina. A historia é única, incrível e cheia de detalhes, a pesar de o livro ser razoavelmente pequeno.

“Quando eram bebês, ela os treinou para que acordassem de olhos fechados. Parada, sobre as camas cobertas por arame, com um mata-moscas na mão, ela esperava. Quando acordavam e abriam os olhos, ela batia com força no braço deles. Eles choravam. Malorie estendia a mão e fechava os olhos dos bebês com os dedos. se mantivessem os olhos fechados, ela levantava a camisa e os amamentava.”

A premissa é bem simples, algo acontece e mundo inteiro se ver, ou melhor deixa de ver, porque simplesmente abrir os olhos pode ser o fim. E é isso. Ninguém sabe o que ou porque, está acontecendo. As pessoas enlouquecem, pelos simples fatos de olhar para algo. Algo? sim algo, não se sabe que é, porque ninguém sabe. Como lutar se abrir o olhos é proibido? e como lutar sem saber o que esta acontecendo?

Essa é a realidade que a protagonista Malorie, que com dois filhos pequenos, tem que lidar com um mundo as cegas. Ela não sabe o que fazer e sonha com mundo melhor para ela e para os pequenos.

 “Remar vendada é ainda mais difícil do que Malorie havia imaginado. Já aconteceu de muitas vezes o barco bater nas margens e ficar preso por vários minutos. Durante esse tempo, ela foi tomada por imagens de mãos invisíveis tirando as vendas dos olhos das crianças. Dedos emergindo da água, surgindo da lama das margens.”

O que se esperar de Caixas de Pássaros

Medo. essa é palavra, muito medo. Nunca um livro me deixou tão assustado. quando você tem que lidar com uma situação tensa, olhar já te deixa assustado. Estar na mesma situação sem poder ver, é na minha opinião pior.

Uma coisa que vale a pena destacar e que gostei muito, é que a história não retrata só as “criaturas” que estão lá fora, não fala só deles, retrata bem os seres humanos, como uma coisa dessas pode mudar o mundo e principalmente uma pessoa, no que pode transforma-lá psicológica e emocionalmente, detalha bem os desesperos dos personagens, como cada um se sentiu e o que fazia para poder sobreviver.

    “Na calçada, um casal passa com o jornal cobrindo o rosto até as têmporas”. Alguns motoristas dirigem com os retrovisores virados para cima. Distante, Malorie se pergunta se aqueles são sinais de que a sociedade está começando a acreditar que há algo de errado. E se houver, o que é?”… “Um homem no fim do corredor abre uma caixa de curativos. Então põe um deles sobre o olho.”

Caixa de Pássaros se passa em dois tempos. Uma no presente, depois no passados aos acontecimentos. mostra ao leitor como a personagem era, o que ela passou, como passou , como lidou com isso e como ela se transforma com decorrer do tempo.

Em uns dos tempos do livro, Malorie está gravida. Ela tem um vida bem calma, e então tem que lidar com mundo novo, onde se tem que lidar como uma realidade totalmente confusa. Em outro ela se encontra com duas crianças e sem saber o que o futura lhe reserva.

Cada detalhe dessa história te deixa com sentimento. O autor fez com esse livro que o simples fato de pensar na situação que é descrita é simplesmente apavorante. E em alguns para alguns revoltantes.

Filme sobre o livro

A mais ou menos uma ano, a Universal Studios comprou os direitos de Caixa de Pássaros.

O filme seria dirigido por Andrés Muschietti (Mama), e teria o roteiro escrito por Eric Heisserer (Premonição 5 e A Coisa).

O próprio escritor que deu a notícia, através de uma pequena entrevista com a editora que publico o livro aqui no Brasil, a Intrínseca.

Porém, após um ano desta noticia, a Netflix acabou anunciando que comprou os direitos, e que irá fazer o filme com a protagonista sendo Sandra Bullock.

O filme terá direção de Susanne Bier (“The Night Manager”) e roteiro mantendo Eric Heisserer.

 

Vale a pena ler Caixa de Pássaros?

A leitura do livro flui muito bem. O capítulos são bem construídos, os personagens tem um desenvolvimento que te envolve em certas partes te faz se identificar com pelos menos alguns traço da suas personalidades.

Ideal para fãs de terror e suspense. Caixa de pássaros teve elogios e recomendações de inúmeros autores deste gênero. Vale a pena comprar, recomendo. É o livro que mais gostei de ler.

 

Curiosidade

Caixa de pássaros foi o primeiro livro lançado de Josh Malerman, e que teve um sucesso estrondoso. E no mês de Julho de 2017 a intrínseca lançou o segundo livro do autor, o livro Piano Vermelho.

Livros este que tem a mesma pegada de terror/suspense e que evidencia ainda mais sua marca nessa nova geração de autores no universo do terror.

 

O livro Caixa de pássaros você pode adquirir através de nosso link (Aqui).

E sobre o livro Piano vermelho você pode ler mais em nosso artigo Lançamentos de Julho de 2017 (aqui). E adquiri-ló através de nosso link (Aqui).

Lembrando que quando você adquiri um livro através de nossos links você estará ajudando no crescimento de nosso blog.

 

 

 

 

Compartilhe esse artigo com os amigos:

Conclusão

Caixa de Pássaros

  • 10/10
    Autor
  • 10/10
    Historia
  • 10/10
    Escrita
  • 9.5/10
    Relevância
  • 9.5/10
    Arte

Prós

  • Tema forte
  • Escrita envolvente
  • Personagens e enredo bem construido

Contras

  • Final em aberto