9.3/10

It, a Coisa de Stephen King – Resenha

julho 21, 2017


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Em It, a Coisa… Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.

Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa.

Em It, a Coisa, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

“Crianças, a ficção é a verdade dentro da mentira,
e a verdade desta ficção é bem simples: a magia existe.”
Stephen King

Construção do enredo de It, a Coisa

Esse livro foi iniciado em Bangor, Maine, no dia 9 de setembro de 1981, e terminado em Bangor, Maine , no dia 28 de dezembro de 1985.*

*Informação retirada no fim do livro.

Muita gente acaba se assustando por ser um livro grande, com 1102 páginas, pórem quando você embarca nessa leitura vocÊ acaba percebendo que cada página é realmente necessária – na minha opinião- pois relata como é o costume do autor Stephen King, de forma detalhada o drama vivido por cada personagem.

E como todo livro do aclamado mestre do terror/suspense Stephen King , esse livro It, a Coisa nos leva à um incrível universo de terror, suspense psicológico e drama, que se passa em uma cidade chamada Derry, no Maine.

Tudo que devemos saber desse enredo nos é contado em dois períodos que são:

  •  1958 – principalmente em forma de lembrança;
  • 1985 – tempo dos recém acontecimentos.

Mesmo com um intervalo tão grande tempo, Stephen King consegui conectar as parte de uma forma impecável que deixará o leitor de queixo caído.

It, a Coisa também trará a tona assuntos como, bullying racial, machismo, homofobia, entre outros; Assuntos delicados para a época em que foi escrito e lançado.

Algo que só acontece em Derry

Derry, no maine, mesmo sendo uma cidade de interior pequena e “pacata”, tem algo extremamente estranho que em outras cidades não acontecem;

Em Derry o número de desaparecidos é alarmante e cresce em escalas assustadoras em um periodos a cada 25 – 30 anos.

E estranhamente ninguém se importa muito, cada desaparecimento e assassinatos são relatos e investigados de forma superficial, e na realidade isso não incomoda a ninguém.

Mas o porque?

Em 1958, tudo começa com uma morte marcante para Bill Denbrough, e ali em diante os assassinatos não param. Começa mais um ciclo.

O Clube dos Otários e a Coisa

Em meio a tudo que tem acontecido é formado amizades muito fortes entre sete amigos que vivem tudo que crianças entre 11 e 12 anos devem viver,  e também o significado de medo, confiança, e principalmente o amor. Mesmo que cada um tenha suas características distintas que fazem com que os mesmo sejam vitimas de situações difíceis, como o Bullying  os laços entre eles são extremamente fortes; e ali é formado o Clube dos Otários.

Esse Clube é formado por:

  • Bill Denbrough;
  • Richie Tozier;
  • Eddie Kaspbrak;
  • Beverly Marsh;
  • Stanley Uris;
  • Ben Hanscom;
  • Mike Hanlon.

Esses amigos decidem ajudar Bill a encontrar o motivo que trás tanto sofrimento a cidade e porque tudo acontece sem ninguém tomar frente.

Eles então descobrem a Coisa, um palhaço que assombra as crianças da cidade, tomando formas que deixam todas as crianças pânico.

O clube dos Otários então começa um corrida contra o tempo para tentar impedir que a Coisa faça mais vitimas e tentar destruí-las.

O que acaba desenrolados nesses dois ciclos de 1958 e 1985, em quem os amigos voltam a Derry após uma nova onda de assassinatos e desaparecimentos, para tentar assim combater a Coisa de vez por todas.

Alguns Ciclos

  • 1740 – 1743: A Coisa desperta e cria um reinado de terror de três anos que termina com centenas de pessoas desaparecidas na cidade de Derry.
  • 1851: A Coisa desperta quando John Markson  ata toda a família envenenada e depois comete suicídio, causando uma morte horrível;
  • 1876 – 1879: A Coisa desperta tendo como resultado uma grupo de lenhadores encontrados mortos onde anos depois seria o Barrens;
  • 1906- A Coisa desperta causando um grande tragédia na Siderúrgica Kitchener;
  • 1929 – 1930: A Coisa desperta quando um grupo racista queima o bar noturno frequentado por soldados negros;
  • 1957 – 1958: A Coisa desperta dando inicío ao primeiro ciclo vivido pelo Clube dos Otários;
  • 1984 – 1985: Novamente a Coisa desperta em um período de festividade em Derry, causando uma nova onda de assassinatos, o que acarreta a volta dos amigos.

Quotes de It, a Coisa

“Talvez seja por isso que Deus nos fez criança primeiro e nos colocou mais perto do chão, porque Ele sabe que é preciso cair muito e sangrar muito pra aprender essa simples lição. Você paga pelo que recebe, você é dono daquilo pelo que pagou…  e mais cedo ou mais tarde, o que é seu volta pra casa, pra você.”

“Mas é de fé que os monstros vivem, não é? Sou levado irresistivelmente a essa conclusão: a comida pode ser vida, mas a fonte de poder é a fé, não a comida. E quem é mais capaz de um ato total de fé do que uma criança?”

“O que exatamente era poder afinal?”

“Voltem, vamos terminar nosso assunto em Derry. Tragam seus jogos de bugalha, suas bolas de gude e seus ioiôs! Vamos brincar! Voltem e vamos ver se vocês se lembram da coisa mais simples de todas: como é ser criança, segura na sua crença e, portanto, com medo do escuro.”

“Se houver 10 mil camponeses medievais que criam vampiros por acreditarem que eles são reais, pode ser que haja um, provavelmente uma criança, que vai imaginar a estaca necessária para matá-los. Mas uma estaca é madeira idiota; a mente é o martelo que a enfia no lugar certo.”

“… que criança não adora um palhaço?”

Adaptações de It, a Coisa

Esse livro incrível ganhou uma adaptação em 1991 e terá outra lançamento do Reboot esse ano em Setembro. (Ebaa!)

IT – UMA OBRA-PRIMA DO MEDO

Nome original: It

Direção:Tommy Lee Wallace

Produzido em 1990

Lançamento: 1991 ( diretamente na TV)

Elenco: Tim Curry, Richard Thomas, Jonathan Brandis, John Ritter, Annette O’Toole, entre outros.

 

IT – A COISA

Nome original: It

Direção: Andrés Mushietti

Produção em 2017

Lançamento: 7 de setembro de 2017 ( nos cinemas)

Elenco: Bill Skarsgård, Finn Wolfhard, Sophia Lillis, Jack Dylan Grazen, Jaeden Lieberher, entre outros.

 

 

 

 

 

Veja também a resenha de mais um livro do mesmo autor Stephen King – O celular

Compartilhe esse artigo com os amigos:

Conclusão

IT, a Coisa

  • 10/10
    Autor
  • 8.5/10
    Historia
  • 9/10
    Escrita
  • 9/10
    Relevância
  • 10/10
    Arte

Prós

  • Leitura envolvente
  • Autor renomado
  • Perfeita conexão dos fatos
  • Temas fortes
  • Personagens cativantes

Contras

    Nenhum Comentário

    Os comentários estão fechados.