Vida e obra da escritora Jane Austen

julho 23, 2017


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Quem em meio à esse universo literário nunca ouviu falar da escritora Jane Austen?!

Acho que todos nos já vimos um livro escrito por essa escritora ou ao menos já ouviu falar sobre ela.

Mas realmente, o que você pode dizer que sabe sobre a vida e obra de Jane Austen? Hoje viemos trazer para você um resumo de quem ela é, e detalhes sobre suas obras.

Vida e obra da escritora Jane Austen

 

Trajetória de Jane Austen

Jane Austen nasceu dia 16 de dezembro de 1775 em Steventon, Inglaterra, filha do casal George Austen e Cassandra (cujo o nome de solteira era Leigh), o casal Austen tiveram 8 filhos:

  • Cassandra Austen;
  • Jane Austen;
  • Henry Thomas Austen;
  • James Austen;
  • Francis Austen;
  • Edward Austen;
  • Charles Austen;
  • George Austen.

Jane e a irmã Cassandra – que eram além de irmãs grandes amigas – foram enviadas à um internato, em Southampton, para que tivessem uma educação formal. Porém logo tiveram que voltar para a casa, mas logo foram enviada novamente para um outro internato em Reading.

Acreditasse que o contato de amor por literatura de Jane Austen tenha saído de dentro de suas própria casa, pois a mesma relata em algumas cartas que sua família possuía uma grande biblioteca em casa e que todos eram  “ávidos leitores de romances, e não se envergonhavam disso”.

Em meados de 1782 à 1788, a família Austen fizeram representações teatrais na reitoria de Steventon;

Em 1801 a família se mudou para Bath e em 1805 após a morte de seu pai Jane, Cassandra e sua mãe se mudaram para Chawton, para uma “cottage” (chalé), cedida por seu irmão.

Em 18 de julho de 1817, aos 41 anos Jnae Austen veio a falecer em Winchester, Inglaterra, vitima de Mal de Addison. Falecimento esse, sendo um ano antes da publicação de Persuasão  e Abadia de Northanger.

Curiosidade sobre Jane Austen

  • Suas últimas palavras foram:  “Não quero nada mais que a morte“.
  • Jane Austen nunca se casou, porém a relatos de um flerte com Thomas Lefroy (08 de janeiro de 1776 – 4 de maio de 1869), mas não se sabe se foi algo serio, pois esse possível “envolvimento” esta relatado de forma preve em cartas entre Jane e a irmã.
  • E a única imagem que se tem de Jane Austen é um esboço feito por sua irmã em 1810, que hoje esta na Galeria Nacional de Artes de Londres, Inglaterra.

Vida e obra da escritora Jane Austen

Porém foi feita por Melissa Dring em 2014  uma estatua da autora, usando como base a o esboço de 1810 e realatos de pessoas que viveram com ela.

Vida e obra da escritora Jane Austen

Obras de Jane Austen

Jane é considerada pela crítica a primeira romancista moderna da literatura inglesa, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa.

O site Brian Pickings elaborou uma lista com as dez melhores obras de ficção da história. Por fim eles elaboraram quatro listas., e Jane Austen está em três destas listas.

Na lista de melhores obras do século XIX ela ficou em décimo lugar com o livro “Emma”;

Na de melhores autores com mais livros eleitos ficou em quarto lugar com cinco livros eleitos;

E nade  melhores autores com mais ponto ficou em décimo lugar.

“Jane Austen viveu isolada do mundo literário: não conheceu nenhum dos autores contemporâneos, nem por carta, nem pessoalmente. Poucos de seus leitores conheciam seu nome, e certamente ninguém a conhecia além disso. Duvido que fosse possível mencionar qualquer outro autor notável que vivesse em uma escuridão tão completa. Não posso pensar em ninguém que vivesse como ela, sua irmã era sua melhor amiga.” – Memórias de Jane Austen, Edward Austen-Leigh

Romances publicados:

  • Razão e sensibilidade

Titulo original: Sense and sensibility

Publicado em 1811, com o Pseudonimo de “A lady”, ele foi seu primeiro livro publicado.

Sinopse: Razão e Sensibilidade é um livro em que as irmãs Elinor e Marianne representam uma dualidade, de maneira alternada, ao longo da narrativa.

As expectativas vividas pelas duas com a perda, o amor e a esperança, nos aponta para um excelente panorama da vida das mulheres de sua época. As irmãs vivem em uma sociedade rígida, e ambas tentam sobreviver a esse mundo cheio de regras e injustiças.

Tanto a sensível e sensata Elinor como a romântica e impetuosa Marianne se veem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna nem influências, obrigadas a viver em um mundo dominado por dinheiro e interesse. As duas personagens passam por um processo intenso de aprendizagem, mesclando a razão com os sentimentos em busca por um final feliz.

  • Orgulho e preconceito

Titulo original: Pride and prejudice

Publicado em 1813,porém ele havia sido escrito em 1794 com o nome de  First Impressions (Primeiras impressões) no entanto após revisões Jane resolveu colocar o titúlo em que ele foi publicado.  É o livro de maior sucesso da autora.

Sinopse: A chegada de dois jovens – o rico e promissor Charles Bingley e seu amigo, o altivo e ainda mais rico Fitzwilliam Darcy – à vila de Longbourn causa um grande alvoroço entre as moças da região. Especialmente na família Bennet, cujas cinco filhas – a bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia – foram criadas com um único propósito na vida – encontrar um bom marido. Tudo que elas desejam são os intermináveis compromissos sociais, bailes e jantares, oportunidades perfeitas para cumprirem seu destino.

  • Mansfield Park

Titulo original: Mansfield Park

Publicado em 1814.

Sinopse: Fanny Price mora de favor na casa dos tios ricos, para onde foi levada aos 12 anos, e aparenta ser uma menina doce e diz ‘sim’ a todos os caprichos de seus tios e primos.Austen, no entanto, mostra mais uma vez porque merece as honras que recebeu: apesar da aparência frágil, Fanny concentra em si diversos conflitos da alma humana, mostrando-se uma personagem forte e profunda que certamente cativará leitores de diversas idades e contextos sociais.Recheado de dissimulação, Mansfield Park revela a sociedade inglesa do século XIX, com seus costumes peculiares e muitas vezes aprisionadores.

  • Emma

Titulo original: Emma

Publicado pela 1ª vez em dezembro de 1815.

Sinopse:  Emma Woodhouse. uma jovem bonita. inteligente e encantadora. está decidida a jamais se casar. Ela já possui toda a fortuna e a independência de que precisa e sente-se perfeitamente satisfeita com sua situação. o que não a impede de se divertir planejando casamentos entre as pessoas que a cercam. Ao conhecer Harriet Smith. uma moça de status social mais baixo.Emma decide ajudá-la a encontrar um pretendente que seja um verdadeiro cavalheiro. Porém. a jovem descobre que interferir demasiadamente na vida dos outros pode por em risco a própria felicidade. Para garanti-la. Emma deve superar seus preconceitos e compreender melhor o que se passa em seu coração.Marcado pela inigualável ironia de Jane Austen e repleto de diálogos geniais. Emma é um retrato vívido da situação das mulheres na Inglaterra do início do século XIX.

  • Abadia de Northanger

Titulo original: Northanger Abbey

Foi publicado em 1818, após a morte de Jane Austen.

Sinopse: “A Abadia de Northanger” é uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira sutil. O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a tranquila e tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz de romances góticos. O livro faz uma espécie de paródia a esses romances.

  • Persuasão

Titulo original: Persuasion

Publicado em 1818 após a morte da autora, porém foi escrito em 1816, sendo assim a ultima obra completa de Jane Austen.

Sinopse:  Ambientado na Inglaterra rural do século XIX , Anne Elliot, filha de um vaidoso e esnobe baronete, apaixona-se por Frederick Wentworth, um jovem ambicioso e inteligente, mas sem conexões familiares importantes.Obedecendo à recomendação da sua família, Anne sacrifica então seu grande amor por conveniências sociais, e, ao fazê-lo, fecha-se para novos relacionamentos, recusando inclusive uma proposta de casamento. Oito anos depois, Frederick, agora mais velho e rico, ressurge, abalando a ordem estabelecida e a paz familiar.

Teatro:

  • Sir Charles Grandison

Foi sua única peça teatral, escrita provavelmente em 1791 ou 1792 e publicada somente em 1980.

Obras curtas:

  • Lady Susan

Se supoe que foi escrito entre 1794-1805, porém só foi publicado em  1871 e nunca foi publicado em português.

Sinopse:A história de LADY SUSAN gira em torno de sua personagem principal, a bela e coquete Lady Susan Vernon, uma viúva na casa de seus 30 anos, que busca um novo e vantajoso matrimônio para si.Ao mesmo tempo em que tenta arranjar um casamento para sua filha com um homem rico e tolo que esta última despreza.Ela preenche sua agenda de compromissos com convites para visitas estendidas junto aos parentes de seu falecido marido e conhecidos por uma série de manobras astuciosas, de modo a atingir seu plano principal.
Escandalosamente divertido e artisticamente melodramáticocando-a como The Younger Sister, na metade do século XIX.)

  • Sanditon (1817) (incompleta)

Algumas adaptações baseados nas obras de Jane Austen

Orgulho e Preconceito (1940)

Orgulho e Preconceito (2005)

Razão e Sensibilidade (1995)

Emma (1996)

Quer algumas dicas de como ter o hábito de ler? Então veja o nosso artigo – Clique aqui

 

Visite nosso parceiro e adquira um dos clássicos de Jane Austen usando nosso link para adquiri-lós. Assim Você terá um clássico da literatura e ajudará o nosso blog – Link de compra: Clique aqui

Compartilhe esse artigo com os amigos:

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.