Vida e obra de Stephen King

agosto 8, 2017


Compartilhe esse artigo com os amigos:

Oi oi leitores e leitoras! Quem aí já leu ou tem vontade de ler algo escrito por Stephen King?!

Mais quem realmente sabe do que se trata seus livros, e um pouco da vida deste autor que hoje é considerado o melhor em terror/suspense?

Se você está louco (a) para saber mais sobre o Stephen King, vem com a gente que vamos te explicar mais sobre ele!

Vida do aclamado Stephen King

Stephen  Edwin King nasceu em Portland, nos Estados Unidos, no dia 21 de setembro de 1947. Quando Stephen tinha apenas dois anos, seu pai, Donald Edwin King ,abandonou a família.

Sua mãe, Nellie Ruth Pillsbury, cuidou assim de seu irmão David e dele Stephen King, sozinha em Durham.  Onde ela se via forçada a trabalhar precariamente para poder sustentar os seus filhos.

Ainda criança Stephen, testemunhou um acidente horrível. Em que um de seus amigos ficou preso em uma linha ferrovia e foi atropelado por um comboio. Muitos falam que isso inspirou seu lado negro e suas criações perturbadoras, mas ele mesmo descarta essa idéia.

Stephen King era fã quando criança de quadrinhos de terror, o que o estimulou o seu amor ao universo do terror. Logo ele começou a criar historia de terror para seus amigos de escola.

Após se graduar, o autor conseguiu um certificado que lhe permitia dar aulas no ensino secundário, mas, não conseguindo encontrar emprego de forma imediata, prosseguiu na sua escrita.

O começo de um escritor

O seu primeiro conto formal foi “The Glass Floor” (1967) a uma revista de histórias de mistério, fazendo-o de forma sistemática com outros textos da sua criação.

Vários desses trabalhos seriam compilados no final dos anos 70, em “Night Shift” (1978).

Entretanto, ainda na entrada dos anos 70.  Stephen king se casou com uma estudante com quem se cruzou num dos workshops que frequentou, de seu nome Tabitha Spruce.

Esta, que se tornaria, também, uma autora de sucesso e interventiva em várias campanhas de ativismo. Esteve ao lado de Stephen quando ele foi contratado para lecionar na Hampden Academy, ainda no estado do Maine.

Isso não seria impeditivo, porém, para que deixasse de redigir, começando a formular e a cimentar algumas ideias para futuros romances, embora o álcool começasse a expressar como um problema para a sua prossecução profissional.

Problema este que Stephen chegou  ao ponto de no funeral da sua mãe , discursar alcoolizado.

Primeiros sucessos

Umas das suas primeiras obras de sucesso foi “Carrie”, de 1973.  Sua esposa Tabita, teve um papel fundamental nessa sucesso, já que além de incentivar Stepehen King a continuar a escrever a historia também a tirou do lixo, porque ele havia jogado fora os esboços do livro.

Sthepen King, então se mudou para o colorado, com a família agora composta por dois filhos.

Em 1977, veio o outro grande sucesso , o livro ” O Iluminado” . Esse se tornou, assim como o “Carrie”, um grande sucesso de venda, , adaptado para o cinema pelo genial cineasta Stanley Kubrick.

O ano de 1978, veio um novo filho para o King, e também outro grande sucesso o livro “A Dança da Morte”.

Em 1985, estreiou como diretor e roteirista do filme “Maximum Overdrive”, uma adaptação de seu conto “Trucks”.

Em 2003, Stephen King recebeu a Medalha Nacional da Fundação do Livro, por sua contribuição à literatura americana.

Em 2014, Stephen lançou “Revival”. E em 2014 ele lançou nos Estados Unidos,o livro Mr. Mercedes. O primeiro livro da trilogia Bill Hodges, tendo Achados e perdidos (2015) e Último turno (2016).

Curiosidade:

Em 1999 Stephen King sofreu um acidente gravíssimo. Foi atropelado durante uma de suas caminhadas nos arredores de sua casa de veraneio, no Estado do Maine, por um motorista distraído.

Sofreu traumatismo craniano, fraturas múltiplas na perna direita e perfurações em um dos pulmões. Foi submetido a três cirurgias. Voltando em pouco tempo para casa onde se recuperou e logo começou a trabalhar em seu primeiro livro de não ficção, uma auto biografia que foi lançada em 2000 com o nome de Sobre a escrita – A arte em memórias.

Stephen  King  é um escritor norte americano, autor de best-sellers. Reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros já venderam quase 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países.

Muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. É o nono autor mais traduzido no mundo.

Algumas de suas obras

Mr. Mercedes – Trilogia Bill Hodges

Sinopse: Ainda é madrugada e, em uma falida cidade do Meio-Oeste, centenas de pessoas fazem fila em uma feira de empregos, desesperadas para conseguir trabalho. De repente, um único carro surge, avançando para a multidão.

O Mercedes atropela vários inocentes, antes de recuar e fazer outra investida. Oito pessoas são mortas e várias ficam feridas.

O assassino escapa. Meses depois, o detetive Bill Hodges ainda é atormentado pelo fracasso na resolução do caso, e passa os dias em frente à TV, contemplando a ideia de se matar.

Ao receber uma carta de alguém que se autodenomina o Assassino do Mercedes.

Hodges desperta da aposentadoria deprimida, decidido a encontrar o culpado. Mr. Mercedes narra uma guerra entre o bem e o mal, e o mergulho de Stephen King na mente obsessiva e psicótica desse assassino é tão arrepiante quanto inesquecível.

Link para compra: Clique aqui

Achados e perdidos – Trilogia Bill Hodges

(Contém spoiller para quem não leu Mr. Mercedes)

Sinopse: “— Acorda, gênio.”

Assim King começa a história de Morris Bellamy. O gênio é John Rothstein, um autor consagrado que há muito abandonou o mundo literário.

Bellamy é seu maior fã — e seu maior crítico. Inconformado com o fim que o autor deu a seu personagem favorito, ele invade a casa de Rothstein e rouba os cadernos com produções inéditas do escritor, antes de matá-lo.

Morris esconde os cadernos pouco antes de ser preso por outro crime. Décadas depois, é Peter Saubers, um garoto de treze anos, quem encontra o tesouro enterrado.

Quando Morris é solto da prisão, depois de trinta e cinco anos, toda a família Saubers fica em perigo.

Cabe ao ex- detetive Bill Hodges e a seus ajudantes, Holly e Jerome, protegê-los de um assassino agora ainda mais perigoso e vingativo.

Link para compra: Clique aqui

Último turno – Trilogia Bill Hodges

(Contém spoiller para quem não leu Mr. Mercedes)

Sinopse: Brady Hartsfield, o diabólico Assassino do Mercedes, está há cinco anos em estado vegetativo em uma clínica de traumatismo cerebral.

Segundo os médicos, qualquer coisa perto de uma recuperação completa é improvável. Mas sob o olhar fixo e a imobilidade, Brady está acordado. E possui agora poderes capazes de criar o caos sem que sequer precise deixar a cama de hospital.

O detetive aposentado Bill Hodges agora trabalha em uma agência de investigação com Holly Gibney, a mulher que desferiu o golpe em Brady.

Quando os dois são chamados a uma cena de suicídio que tem ligação com o Massacre do Mercedes, logo se veem envolvidos no que pode ser seu caso mais perigoso até então. Brady está de volta e, desta vez, não planeja se vingar apenas de seus inimigos, mas atingir toda uma cidade.

Em Último turno, Stephen King leva a trilogia a uma conclusão sublime e aterrorizante, combinando a narrativa policial de Mr. Mercedes e Achados e perdidos com o suspense sobrenatural que é sua marca registrada.

Link para compra: Clique aqui

O iluminado

Sinopse: Jack Torrence consegue um emprego de zelador em um velho hotel.

E acha que será a solução dos problemas de sua família – não vão mais passar por dificuldades. Sua esposa não vai mais sofrer e seu filho, Danny, vai poder ter ar puro para se livrar de estranhas convulsões.

Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem. Existem forças malignas rondando os antigos corredores.

O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um embate entre o bem e o mal terá de ser travado.

Link para compra: Clique aqui

Escuridão total sem estrelas

Sinopse: Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas.

Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas.

Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe.

No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma.

Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa?

E, em Um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos.

Link para compra: Clique aqui

 

Doutor sono – O iluminado (continuação)

Sinopse: Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel.

Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.

Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai.

Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire. Onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo.

Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o “Doutor Sono”. Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu.

Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela.

Link para compra : Clique aqui

Carrie, A estranha

Sinopse: Carrie, a Estranha narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade.

Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente.

Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram.

A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos.

Com tantos ingredientes de suspense, Carrie, a Estranha logo se transformou num enorme sucesso internacional e passou a integrar a mitologia americana.

Ao ser transportado para as telas, em 1976, pelas mãos de Brian de Palma, teve a atriz Sissy Spacek e John Travolta em seus papéis principais.

Link para compra: Clique aqui

À espera de um milagre

Sinopse: Uma trama de mistério e terror, ambientada nos anos 1930, em plena depressão americana, num cenário de desespero e sufoco: a penitenciária de Cold Mountain.

Stephen King foi buscar no lado mais sombrio de sua imaginação a história assombrosa de John Coffey, condenado à morte, e seu encontro fatal com o carcereiro Paul Edgecombe.
Inspirado em Dickens e na emoção que sentia quando, menino, com o irmão David e a mãe, liam em voz alta histórias em episódios, Stephen King escreveu seu romance seriado.

Havia algo em Coffey que não combinava com a imagem de demônio, algo que fazia Edgecombe suspeitar que talvez fosse outra a história. O grande mestre do terror vai conduzindo o leitor, junto com seus personagens, pelo longo e tenebroso corredor da morte. Uma viagem aterradora, que só poderia ter resultado da mente perturbadora e excepcional de Stephen King.

Link para compra: Clique aqui

A dança da morte

Sinopse:Após um erro de computador no Departamento de Defesa, um milhão de contatos casuais formam uma cadeia de morte: é assim que o mundo acaba.

O que surge é um árido lugar, privado de suas instituições e esvaziado de 9% da sua população.

Um lugar onde sobreviventes em pânico escolhem seus lados – ou são escolhidos por eles.

Onde os bons se apoiam nos ombros frágeis de Mãe Abagail, com seus 108 anos de idade, e os piores indizíveis: Randall Flagg, o homem escuro.

Link para compra: Clique aqui

O celular

Sinopse: Onde você estava no dia 1º de outubro? O protagonista Clay Riddell estava em Boston, quando o inferno surgiu diante de seus olhos. Bastou um toque de celular para que tudo se transformasse em carnificina.

Depois de anos de tentativas frustradas, o artista gráfico Clay Riddell finalmente consegue vender um de seus livros de histórias em quadrinhos.

Para comemorar, decide tomar um sorvete. Mas, antes de poder saboreá-lo, as pessoas ao seu redor, que por acaso falavam ao celular naquele momento, enlouquecem.

Fora de si, começam a atacar e matar quem passa pela frente. Carros e caminhões colidem e avançam pelas calçadas em alta velocidade, destruindo tudo. Aviões batem nos prédios. Ouvem-se tiros e explosões vindos de todas as partes.

Neste cenário de horror, Clay usa seu pesado portfolio para defender um homem prestes a ser abatido, Tom McCourt, e eles se tornam amigos. Juntos, eles resgatam Alice Maxwell, uma menina de 15 anos que sobreviveu a um ataque da própria mãe.

Os três sortudos — entre outros poucos que estavam sem celular naquele dia — tentam se proteger ao mesmo tempo em que buscam desesperadamente o filho de Clay.

Assim, em ritmo alucinante, se desenrola esta história. O desafio é sobreviver num mundo virado às avessas. Será possível?

Temos resenha e opinião sobre esse livro no nosso blog. Confira! (Clique aqui)

Link para compra: Clique aqui

It, A coisa

Sinopse: Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo.

O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.

Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal.

Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças.

Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa.

Tem resenha e opinião sobre esse livro em nosso blog. Confira! (Clique aqui)

Link para compra: Clique aqui

Então é isso leitores e leitora, espero que vocês tenham gostado!

E lembrando que quando vocês utilizam nosso link para adquirir livros, vocês estão ajudando o nosso blog com uma pequena porcentagem!

Leiam também nosso artigo sobre lançamentos de julho que está imperdível. (Link do artigo)

Compartilhe esse artigo com os amigos:
  • Jhenny Alves

    Uauuuuii!!! Que post magnífico, sou louca para ler os livros desse autor e o incrível que muitos deles viraram filme e filmes maravilhosos, mas sou um pouco medrosa kkkkk e isso me impede de ler kkkk, mas quero ler principalmente It a coisa.

    Amei demais o post, Parabéns 👏👏👏

    Um beijo

    @sussurrando_sonhos

    http://www.sussurrandosonhos.blogspot.com.br