Você tem o habito de ler? Dicas para Adquirir

julho 17, 2017


Compartilhe esse artigo com os amigos:

O hábito de ler tem se tornado popular, mas para muitos ainda é considerado difícil. Para algumas pessoas a falta de tempo é a principal desculpa, para outros falta interesse. Mas ainda à quem diga que não vê motivos para lê.

As mídias sociais tem tomado um tempo precioso da vida de grande parte da população. Apesar da popularização de livros de celebridades da internet, jogos e etc. A questão é se realmente eles são lidos. Não a nenhum problemas em comprar esse tipo de livros, afinal são livros. A finalidade deles é que são questionáveis.

A maioria compra pelos simples fato de ter, por ser a moda, popular,  e é raridade ver um jovem entre 12 a 18 anos com um livro na mão. Mas como gostar de ler?

Dicas de Leitura

1) Desligue tudo que possa criar distrações

Não tem como querer se concentrar com o computador, celular e qualquer coisa que crie uma distração.Para manter o hábito de ler e manter o foco, é necessário “esquecer” de tudo isso por um instante e prestar atenção apenas no que você esta fazendo.

2) Tenha sempre um livro ao seu alcance

Para um leitor prevenido, qualquer momento de espera pode se transformar num momento de leitura. Os entusiastas do livro digital podem usar um tablet ou até mesmo um celular. Quem prefere os livros fisícos pode reservar um espaço na bolsa ou mochila. Somando as páginas lidas nesses minutos ociosos, é possível ler livros inteiros.

3) Reserve um período do dia para ler

Se você não lê porque fica esperando a hora em que não vai ter nenhum outro compromisso, está no caminho errado. Vá para um lugar silencioso, desligue a TV, deixe o celular ou qualquer outra coisa que o possa distrair longe. Quando você cria o hábito de ler fica mais fácil “parar tudo” para se dedicar à algumas horinhas com as palavras.

4)  Esteja confortável

Não adianta nada você querer se concentrar na leitura estando desconfortável! O melhor jeito é sentar-se numa mesa e apoiar o livro em uma superfície lisa. Assim você se “cansa” mais devagar e não tem perigo de ter uma tremenda dor nas costas no dia seguinte.

5)  Varie para não enjoar

Um erro comum de quem embarca numa maratona de leitura é tentar ler vários livros do mesmo autor ou do mesmo gênero, sem intervalos.Uma forma de descansar sem abandonar a leitura é intercalar obras literárias difíceis com livros mais leves, desses que podemos encontrar em qualquer supermercado.

Benefícios de ter o hábito de ler

1) Ler ajuda a dormir melhor

Todo mundo sabe como o celular atrapalha  na hora de dormir.Pegar um livro, e ler em vez de ficar na tela do celular, é completa hipnotizante. O sono após uma boa leitura, mesmo que seja algumas palavras, é muito mais revigorante.

2)  Aumenta a empatia

A empatia é a capacidade de sentir o mesmo que outros, ou seja sorrir só porque outra pessoa sorriu. Essa capacidade, apesar de ser algo natural em alguns, muitas vezes não surge de forma espontânea.  O habito de ler traz um sentimento de identificação . Você sente o que o personagem esta sentido, chora, rir, e se apega. Logo ter esses sentimentos se torna algo da sua personalidade.

3) Estimula a criatividade

Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Um hospital fez um teste em crianças, e aquelas que leram mais durante um certo período, tiveram um aumento de 40% no vocabulário. E e isso só vai ampliando conforme o passar do tempo.

4) Reduz o estresse

Quando pensamos ou falamos sobre leitura, a imagem que vem à mente é a de alguém num lugar tranquilo, expressando calma e felicidade. Essa ideia de tranquilidade é a primeira que nos vem a cabeça porque a leitura é mesmo uma das melhores maneiras de relaxar.Estudos mostram que somente seis minutos  de leitura diária são mais eficientes até do que ouvir música ou caminhar.

5) Ler faz com que você melhore sua escrita

Quanto mais você tem o habito de ler, mais começa a copiar hábitos de escritas. Isso porque a mente começa a acostuma com trejeito de determinados escritores que você lê mais e acaba por assim dizer, roubando a forma de escrever. Além do fato de você ter uma gama maior palavras para usar.

Livros para começar a ler

Vou trazer uma lista pra vocês com dica para ter o hábito de ler, claro que gosto variam, mas são livros bastante populares e clássicos da literatura mundial.

O pequeno príncipe

Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.

As aventuras de TIMTIM

Depois de comprar uma miniatura do Licorne, o jovem repórter Tintim descobre uma mensagem secreta escondida dentro do mastro do navio. Mas, o que ela realmente significa? Quem são os três irmãos, e por que mencionam três Licornes quando existe somente um navio com este nome? As pistas começam a se acumular enquanto Tintim e seu cãozinho fiel, Milu, navegam, voam e a andam de camelo ao redor do globo em uma aventura épica. Atrás do rastro da história, Tintim conhece o amigável lobo do mar, Capitã o Haddock. O ancestral do capitão, Sir Francis Haddock comandou o Licorne e lutou bravamente contra o dissimulado Rackham, o Terrível. Sir Francis teria deixado estas pistas para trás? Seria o segredo do Licorne a localização do tesouro de Haddock? Tintim, Milu e o Capitão Haddock não são os únicos procurando a verdade; há inimigos e grandes perigos a cada passo.

Desventuras em serie

Lemony Snicket relata com seu estilo irônico incomparável a jornada dos irmãos Baudelaire, que tentam desvendar os mistérios da morte de seus pais ao mesmo tempo em que buscam um lugar que possam chamar de lar. O autor subverte os padrões bem-comportados da literatura infanto juvenil para compor uma saga ao mesmo tempo engraçada e arrepiante. Partindo de um “Mau começo”, o leitor acompanhará as desastrosas aventuras dos órfãos até “O fim”.

Coraline

Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, consegue abrir uma porta na sala de visitas de casa que sempre estivera trancada e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus ‘outros’ pais. Na verdade, aquele parece ser um ‘outro’ completo mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

 

As Crônicas de Nárnia

Nárnia – onde um dragão desperta, onde as estrelas andam na terra e onde tudo pode acontecer!
50 anos após a primeira aparição das Crônicas de Nárnia, as fabulosas histórias do país do Leão Aslan também fazem parte da biblioteca dos adultos.
Os 7 livros reunidos neste volume único tornaram-se parte do cânone da literatura clássica, atraindo leitores de todas as idades em terras mágicas com personagens inesquecíveis há mais de 60 anos. Batalhas épicas entre o bem e o mal, criaturas fantásticas, traições, feitos heróicos e amizades (ganhas e perdidas) todos reunidos neste mundo inesquecível.
Além de um grande best seller , a série As Crônicas de Nárnia também tornou-se grande sucesso do cinema!

 

Se você desejar pode ler o artigo de nosso parceiro que fala sobre esse assunto clicando aqui.

Compartilhe esse artigo com os amigos:

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.