Em águas sombrias – Paula Hawkins

No novo livro da Paula Hawkins, Em águas sombrias: Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã. Jules não atendeu o telefone e simplesmente ignorou seu apelo por ajuda. Agora Nel está morta.

Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre para cuidar da filha adolescente que a irmã deixou para trás. Mas Jules está com medo. Com um medo visceral.

De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, de saber que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de Poço dos Afogamentos…

Com a mesma escrita frenética e a mesma noção precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, A garota no trem, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura vigorosa e que supera quaisquer expectativas, partindo das histórias que contamos sobre nosso passado e do poder que elas têm de destruir a vida que levamos no presente.

Para quem ama um suspense

Assim que você termina de ler a sinopse deste livro você pode pensar que é apenas mais um livro de thriller com um grande suspense.

Mas logo nas primeiras páginas o leitor já consegui perceber que esse livro é regado por inúmeros segredos, discórdias e assuntos que ainda precisam ser colocados na mesa.

Para quem conheceu a escrita desta autora através do livro A garota no trem, já sabe como o suspense é pesado e levado até o último capitulo. De uma forma que te prende na leitura e te faz pensar “Como pode ter sido isso e eu não percebi?!”

E Em águas sombrias lançado no Brasil pelo Grupo Editorial Record, não é diferente, na verdade o suspense é tão forte quanto em A garota no trem.

O grande suspense por trás de águas turvas

Um rio que corta a pequena cidade de Beckford no interior da Inglaterra, leva consigo uma vasta história de vidas tiradas ali. Desde a época do caça às bruxas e até o tempo atual, inúmeras mulheres já foram encontradas mortas em um trecho chamado Poço dos afogamentos, mais o que levaram essas mulher a suicidarem ali? Amor, traição, segredos, ódios…

E neste local de águas turvas é encontrada mais uma mulher, Nel. Que morava nessa cidade e que estava escrevendo um livro sobre o Poço dos afogamentos. Mais o que á levou a fazer tal ato?

E é a partir daqui que esse livro começa.

Jules não se imaginava voltando a cidade Beckford, onde deixou para trás sua irmã, sua antiga vida, e qualquer contato com tudo que passou ali na infância; Para ela só restaram os pesadelos de um tempo confuso.

“As coisas que quero lembrar, não consigo, e as coisas que faço de tudo para esquecer não param de voltar à minha memória.”

Porém no dia 10 de agosto de 2015, uma ligação muda isso.

Sua irmã mais velha, Nel, foi entrada morta no Poço dos afogamentos, lugar que Jules conhecia bem. Suspeita principal de que Nel havia suicidado. Deixando Lena, sua filha de 15 anos.

Jules não consegue entender o porque Nel teria feito isso. Até porque a Nel tinha uma fascinação por esse rio e amava nadar lá.

E Lena, a filha, logo se sente abandonada e traída pela mãe. Para ela não há duvidas de que sua mãe suicidou! Mas o porque é uma grande segredo!

Mais o principal sem sombra de dúvidas é o nosso grande protagonista, o Poço do afogamentos, o que leva as pessoas para lá?

O enredo

Em águas sombrias teve seu enredo construído por muitos personagem, o que é bem diferente do livro A garota no trem – o que desagradou a muitos – porém, são personagem que tem uma grande carga de importância para tudo que está se passando..

“Beckford é um local para se livrar de mulheres encrenqueiras.”

Ele também foge um pouco da forma que foi contado o livro A garota no trem. Pois aqui já temos o suspense instalado desde a primeira página. Com inúmeros personagens, que formam a realidade de uma cidade de interior.

O livro é construído atráves de capítulos curtos contada por 10 personagens, o que no começo ficou um pouco confuso e desconecto. Mas logo tudo começa a fazer sentido. Mesmo tendo algumas estórias paralelas, são muito importantes para a construção da trama.

Cada capítulo traz sim informações relevantes e cada personagem tem seus segredos, que formam no fim o encaixe desta história surpreendente.

E sim, a trama percorre em um suspense forte até os 45 do segundo tempo, revelando informações que mesmo a pessoa mais atenta não teria imaginado – na minha opinião.

Quotes de Em águas sombrias

“Há pessoas que são atraídas pela água, que retêm alguma noção vestigial e primitiva de para onde ela flui. Acho que sou uma delas. Eu me sinto mais viva quando estou perto da água, quando estou perto desta água. Este é o lugar onde aprendi a nadar, o lugar onde aprendi a habitar a natureza e o meu corpo do jeito mais feliz e prazeroso.”

“Ela acordou no meio da noite, foi até o rio e nunca mais voltou.”

“O rio pode voltar ao passado, trazer coisas à tona e cuspi-las na margem diante dos olhos de todos, mas as pessoas não podem.”

“Essa culpa toda, essa dívida, era corrosiva. Ela a estava transformando, deturpando a sua pessoa. Deixara de ser a mulher de antes. Sentia-se esvair, deslizar como se estivesse trocando de pele, e não gostava da carne por baixo, não gostava do cheiro que exalava.”

“E assim, com grande ousadia ela se aproximou do precipício e, com os olhos bem abertos, jogou o corpo para a frente.”

Minha opinião sobre Em águas sombrias

Vi assim que li o livro, inúmeros comentários sobre ele, deste críticas negativas muito fortes á elogios!

O enredo  de Em águas sombrias, é envolto em muitos segredos, mentiras, amor e amizades. Trazendo muitos aspectos que vivemos em nosso dia-a-dia. O que no meu ponto de vista mesmo sendo um  livro de enredo fictício, nos proporciona grande compreensão de algum pontos deste livro, por as vezes nos colocarmos naquela situação.

No meu ponto de vista é um livro que vale muito a pena ler, de temática forte, suspense bem construído, mesmo já revelando alguns pontos principais de tudo que tem acontecido logo no meio do livro, ainda sim, tem muitos segredos revelados a cada capítulo. Fazendo você mudar de opinião e suspeitas de tudo que tem desenrolado à cada revelação.

E o interessa de enredo que tem tantas coisas ligadas ao nosso cotidiano, faz com que fiquemos mais envolvidos na leitura, assim como foi comigo neste livro. Mesmo não sendo a minha leitura mais envolvente. Porém me prendeu muito, me deixando sempre mais curiosa do que havia na página seguinte.

Super recomendo para quem gosta de uma suspense forte e cheio de revelações. E para quem espera um livro mais obvio, esse com toda a certeza não se encaixa para você.

Esse livro conseguiu fazer com que admiração que eu já sentia pela autora Paula Hawkins aumentasse. E espero que este também tenha uma adaptação cinematográfica.

Se quiser adquirir o livro: 

Lembrando que quando você adquiri um livro através de nossos links você estará ajudando no crescimento do blog.

Confira também outros artigos:

 

Em águas sombrias

8.9

Autor

9.0/10

Historia

9.0/10

Escrita

9.5/10

Relevância

8.5/10

Arte

8.5/10

Prós

  • Enredo envolvente
  • Personagens bem desenvolvidos

Contras

  • Algumas partes um pouco arrastadas
Compartilhe esse artigo com os amigos: