Top 5: Leituras para as férias

E chegou a tão sonhada Férias, aah como é bom. Ter um tempinho extra para sí mesmo, um merecido descanso. E como bons leitores que somos, nada melhor do que aproveitar esse período para colocarmos nossas leituras que as vezes se acumulam por causa de trabalho e estudo, em dia nas tão esperadas férias. E é pensando nisso, que eu resolvi trazer algumas dicas de leituras para as férias. Com dicas de alguns gêneros que vocês possam gostar. E até mesmo se não for seu estilo, pode ser uma boa chance de conhecer um universo novo, saindo da zona de conforto, e quem sabe até encontrando um novo gênero literário favorito. Nada é impossível, não é mesmo?!

Então vamos aproveitar as férias para viajar-mos pelas páginas de uns bons livros. E lembrando também, que eu irei dar dicas de livros “curtos” ou com histórias tão envolventes, que vocês irão conseguir lé-los tranquilamente no decorrer das férias.

 

Dicas de leituras para as férias

 

  • Senhor das moscas, de Willian Golding

Esse livro é um daqueles livros incríveis em forma de um livro de poucas páginas. Ele tem 224 páginas, mas não pense que ele se trata de uma história rasa por seu número de páginas. Pelo contrario, Golding consegui relatar nessas páginas a mais notável história sobre sobrevivência, auto controle, a perca da inocência. E tudo isso da forma que na minha opinião é a mais impactante, através de crianças. Sim crianças de várias idades, que tem de se organizarem, criarem regras e sobreviver em um ilha paradisíaca. Aqui Golding consegui traçar exatamente a linha entre até onde vai os limites.

Esse livro ficou bem conhecido por dividir opiniões, e ter sido adaptado duas vezes.

Sinopse: Publicado originalmente em 1954, ‘Senhor das Moscas’ é um dos romances essenciais da literatura mundial. Adaptado duas vezes para o cinema, traduzido para 35 idiomas, o clássico de William Golding – que já foi visto como uma alegoria, uma parábola, um tratado político e mesmo uma visão do apocalipse – vendeu, só em língua inglesa, mais de 25 milhões de exemplares.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos em idade escolar. Eles descobrem os encantos desse refúgio tropical e, liderados por Ralph, procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos – e por seus próprios desígnios – esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade, que mantinham como uma lembrança remota da vida em sociedade.

Ao narrar a história de meninos perdidos numa ilha paradisíaca, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma história eletrizante, ao mesmo tempo uma reflexão sobre a natureza do mal e a tênue linha entre o poder e a violência desmedida.

Adquira através de nossos links:

eBook: Clique aqui

Livro físico: Clique aqui

 

  • Querido John, de Nicholas Sparks

Esse livro eu li a alguns anos e confesso que ele mexeu bastante comigo. E foi sim um livro para me tirar da minha zona de conforto, por se tratar de um gênero que eu não leio com frequência, e não é um dos meus fortes. Porque quem me conhece sabe do meu amor por terror, suspense e afins.

No entanto, Querido John foi uma leitura tão prazerosa e que me envolveu tanto. Fazendo eu me sentir muito bem e completamente envolvida na história, na trama e com os personagens que são super cativantes.

Esse livro tem sim uma adaptação que na minha opinião não foi muito bem feita, como já citei no meu outro Top 5, sobre livros mal adaptadosConfira. Mas o livro é sem sombra de dúvidas, um dos meus amorzinhos, e vale muito a pena entrar para as suas leituras para as férias.

Sinopse: Após uma juventude de rebeldia e bebedeira, John Tyree decidiu dar início a um novo capítulo em sua vida e se alistou no Exército. Um ano depois, agora um novo homem, ele retorna a ­Wilmington, na Carolina do Norte, para passar um tempo com o velho pai.

Uma tarde, enquanto admira o pôr do sol da pequena cidade litorânea, ele conhece a garota de seus sonhos. Além de ser linda, Savannah é amigável, de sorriso fácil, um exemplo de boa conduta e altruísmo. Curiosamente, esse contraste de personalidades não impede que um sentimento arrebatador nasça entre os dois.

No entanto, John precisa voltar para a Alemanha a fim de concluir o serviço militar. Em nome do amor, Savannah decide esperar por ele, enquanto o jovem soldado promete que, após esse período, vai ficar para sempre ao lado da mulher que conquistou seu coração.
O que nenhum dos dois poderia esperar eram os eventos do 11 de Setembro. Enquanto John entra em combate no Iraque, Savannah precisa reunir forças para superar a dor da distância.

Nesse cenário de saudade e incertezas, uma simples carta pode mudar a vida dos dois para sempre.

Adquira através dos nossos links:

eBook: Clique aqui

Livro físico: Clique aqui

 

  • Caixa de pássaros, de Josh Malerman

Caixa de pássaros é um thriller, mas para mim é o livro ideal para quem começar a ler o gênero terror na minha opinião. Por se tratar de um assunto sim, que tem baste terror, mas em uma pitada mais “leve”. No entanto, não se engane… Ele vai sim te tirar o sono.

Ele é composto por uma história intrigante, que irá te prender do começo ao fim. É o tipo de livro para se ler um dia, sem sombra de dúvidas.

Eu não vou me estender muito sobre esse livro, por que já tem resenha sobre ele aqui no blog (Confira!). Mas é um dos meus favoritos como dica para leituras para as férias, para quem ainda não leu, por ele é realmente maravilhoso e bem construído.

Sinopse: Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de Pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante. Que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.

Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Adquira através dos nossos links:

eBook: Clique aqui

Livro Físico: Clique aqui

 

  • Fique onde está e então corra, de John Boyne

Fique onde está e então corra, foi um feliz surpresa para mim. Comprei ele sem muita pretensão, e assim ele ficou na minha estante por uns 2 anos. Até que ano passado depois de ler A guerra que salvou a minha vida (resenha). Fiquei curiosa para ler esse lindo, pois se trata de uma história de uma passado durante a primeira guerra mundial.

Assim como disse sobre O senhor da moscas, esse livro também é um história de uma criança. E isso me deixa ainda mais curiosa e já consciente de que vem uma enredo marcante. E não é diferente aqui. Você vai sentir a angustia e a saudade passada por Alfie, que senti na pele uma separação causada pela guerra.

Não tem como passar estas férias sem viajar para uma das guerras mundiais não é?!

Sinopse: Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados. Enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar.

Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.

Adquira através dos nossos links:

eBook: Clique aqui

Livro físico: Clique aqui

 

  • O conto da Aia, de Margaret Atwood

E para finalizar essas dicas de leituras para as férias, nada melhor do que um distopia. Que foi super bem falada em 2017, com série pela HULU ganhadora de tantos premiações e da autora maravilhosa que ganhou ate um Nobel da paz. É para fechar essa lista de leituras para as férias com chave de ouro não é?!

O conto da aia, também tem resenha aqui no blog, se você quiser conferir mais sobre essa obra maravilhosa é só clicar aqui e conhecer melhor esse livro. E ficar de cabelo em pé e estômago revirado com esse último livro da lista de leituras para as férias.

Sinopse: Escrito em 1985, o romance distópico O conto da aia, da canadense Margaret Atwood. Tornou-se um dos livros mais comentados em todo o mundo nos últimos meses. Voltando a ocupar posição de destaque nas listas do mais vendidos em diversos países.

Além de ter inspirado a série homônima (The Handmaid’s Tale, no original) produzida pelo canal de streaming Hulu, o a ficção futurista de Atwood, ambientada num Estado teocrático e totalitário em que as mulheres são vítimas preferenciais de opressão. Tornando-se propriedade do governo, e o fundamentalismo se fortalece como força política, ganhou status de oráculo dos EUA da era Trump.

Em meio a todo este burburinho, O conto da aia volta às prateleiras com nova capa, assinada pelo artista Laurindo Feliciano.

Adquira através dos nossos links:

eBook: Clique aqui

Livro Físico: Clique aqui

 

Então, é isso. Espero que tenham gostado das minhas dicas de leituras para as férias. E que vocês possam aproveitar bastante, ler muito. E se vocês lerem algum livro deste Top 5, comentem aqui o que acharam… E se gostaram destas ideias de leituras para as férias.

Compartilhe esse artigo com os amigos: