Vida e obra de Nicholas Sparks

Oi oi leitores e leitoras. Quem não ama um romance?! Aquele livro que te faz suspirar, chorar e se emocionar com os encontros e desencontros do casal protagonista. Então você já deve ter lido algo desse autor, Nicholas Sparks, um dos maiores escritores de romance da atualidade. Ou se ainda não leu, com todo certeza viu algum filme baseado em suas obras.

Então que tal saber mais sobre a vida deste autor, os livros que ele escreveu e filmes baseados em sua obra?

E se você ainda não conhece nada sobre o Nicholas Sparks, vem com a gente se apaixonar por este grande escritor…

Vida do romancista Nicholas Sparks

Nicholas Charles Sparks, nasceu em 31 de dezembro de 1965, em Ohama, Nebrasca. Filho de Patrick Michael Sparks e Jill Emma Marie Sparks. Nicholas tem dois irmãos:

  • Machael Sparks, (1964-);
  • Danielle Sparks (1966-2000), tendo falecido devido um tumor no cérebro.

Nicholas Sparks foi criado em Fair Oaks, na Califórnia, porém até completar a idade de 8 anos eles viveram mudando de cidade, entre elas: Minnesota, Inglewood, Califórnia, Watertown, Playa del Rey, Grand Island, Nebrasca. Por causa da decisão do seu pai de prosseguir estudando na Universidade de Minnesota e Universidade do Sul da Califórnia.

Seu grande sonho era ser atleta de alta competição, porém um grave acidente que ocorreu com ele, mudou seus planos.

Em 1988, Nicholas Sparks se formou na Universidade de Notre Dame, em Finanças Empresariais. Neste mesmo ano, em suas férias de primavera na Flórida, Nicholas conheceu Cathy Cote, que em 22 de julho de 1989, veio a se tornar sua esposa. Eles tiveram cinco filhos: Miles, Ryan, Landon, e as gêmeas Lexie e Savannah.

Curiosidade:

Nicholas Sparks e Cathy Cote, se separaram em 07 de janeiro de 2015, após 25 anos de casados.

No entanto, antes deste acontecimento, Nicholas Sparks sempre deixou bem claro que Cathy sempre foi sua musa. Como dito por ele mesmo em entrevista:

“- Todos os meus romances têm elementos autobiográficos. Quase todos meus personagens femininos são baseados na minha esposa, por exemplo. Ela é inteligente, engraçada, leal, amável, forte, com um coração de ouro. Boa parcela dos meus personagens acaba sendo assim também”.

O surgimento de uma escritor

Ainda em 1985, enquanto ainda estava na Universidade de Notre Dame, Nicholas escreveu seu primeiro livro que ele deu o nome de The Passion (A paixão), e em 1983 escreveu também o livro The royal Murders (Os assassinatos reais). Ambos os livros nunca foram publicados.

Mesmo tendo escrito esses livros e não publicados ele ainda tentou fazer carreira em outras profissões como:   Garçom, vendedor de produtos odontológicos por telefone e até mesmo tentou começar uma manufatura.

Começando a trabalhar como delegado de informação médica. Neste período (1992) escreveu seu primeiro livro, The notebook (Diário de Uma Paixão).

Ao sucesso

Em 1994, a agente literaria Theresa Parks, descobriu Nicholas, leu o manuscrito de The notebook e se ofereceu para ser sua representante. Logo após, em 1995, os direitos pelo livro foram vendidos para a Warner Books.

Sendo publicado em outubro de 1996, e logo em sua primeira semana de lançamento, já entrou para a lista de best-sellers do New York Times.

Logo após,  Nicholas Sparks se mudou para New Bern, Carolina do Norte.

Alguns dos maiores sucessos de Nicholas Sparks

Diário de uma paixão

Título original: The Notebook

Ano de publicação: 1996

Adaptado para o cinema em 2004

sinopse: Duke é um homem simples com uma vida modesta, mas amou alguém de todo o coração e, para ele, isso sempre foi suficiente. Na clínica de repouso em que vive, Duke se dedica a ler poemas para os outros pacientes. Mas, para uma senhora que sofre de Alzheimer – e somente para ela –, lê um diário especial à espera de que um milagre aconteça.

Nele está escrita a emocionante história de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado da paixão. Mas são separados por uma série de obstáculos e mal-entendidos.

Muitos anos depois, a vida dá conta de uni-los novamente e a paixão volta com todo o seu fulgor. Já noiva de um bem-sucedido advogado, Allie precisa optar entre manter o rumo estável de sua vida e se entregar ao verdadeiro amor, correndo todos os riscos.

Com a leitura do diário, Duke recorda a própria vida. E às vezes, a senhora consegue romper as barreiras da doença e retomar sua antiga identidade alegre e vivaz. E, sempre que isso acontece, Duke tem a certeza de que o amor relatado nas páginas do diário é a força mais poderosa do Universo.

Link para compra: Clique aqui

Uma carta de amor

Título original: Message in a Bottle

Ano de publicação: 1998

Adaptado para o cinema em 1999

Sinopse: Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém. Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod.

Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: “Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.” Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas “Garrett”.

Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido. Mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história.

E, para sua própria surpresa, ela também. Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente. Que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre.

Link para compra: Clique aqui

Um amor para recordar

Título original: A walk to remember

Ano de publicação: 1999

Adaptado para o cinema em 2002

Sinopse: Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort.

Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade.

A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso.

Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Link para compra: Clique aqui

 

Querido Jonh

Título original: Dear John

Ano de publicação: 2007

Adaptado para o cinema em 2010

Sinopse: Após uma juventude de rebeldia e bebedeira, John Tyree decidiu dar início a um novo capítulo em sua vida e se alistou no Exército. Um ano depois, agora um novo homem, ele retorna a Wilmington, na Carolina do Norte, para passar um tempo com o velho pai.

Uma tarde, enquanto admira o pôr do sol da pequena cidade litorânea, ele conhece a garota de seus sonhos. Além de ser linda, Savannah é amigável, de sorriso fácil, um exemplo de boa conduta e altruísmo. Curiosamente, esse contraste de personalidades não impede que um sentimento arrebatador nasça entre os dois.

No entanto, John precisa voltar para a Alemanha a fim de concluir o serviço militar. Em nome do amor, Savannah decide esperar por ele, enquanto o jovem soldado promete que, após esse período, vai ficar para sempre ao lado da mulher que conquistou seu coração.

O que nenhum dos dois poderia esperar eram os eventos do 11 de Setembro. Enquanto John entra em combate no Iraque, Savannah precisa reunir forças para superar a dor da distância. Nesse cenário de saudade e incertezas, uma simples carta pode mudar a vida dos dois para sempre.

Link para compra: Clique aqui

 

Uma longa jornada

Título original: The longest rid

Ano de publicação: 2013

Adaptado para o cinema em 2015

Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele.

Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família.

Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Link para compra: Clique aqui

No seu olhar

Título original: See me

Ano de publicação: 2015

Ainda não adaptado para o cinema

Sinopse: Filha de imigrantes mexicanos, Maria Sanchez é uma advogada inteligente, bonita e bem-sucedida que aprendeu cedo o valor do trabalho duro e de uma rotina regrada. Porém um trauma a faz questionar tudo em que acreditava e voltar para sua cidade natal, a pequena Wilmington.

A cidade também é o lugar que Colin Hancock escolheu para se dar uma segunda chance. Apesar de jovem, ele sofreu mais violência e abandono do que a maioria das pessoas. Também cometeu sua parcela de erro e magoou mais gente do que gostaria. Agora está determinado a mudar de vida, tornar-se professor e dar às crianças o carinho e a atenção que ele próprio não teve.

Colin e Maria não foram feitos um para o outro, mas um encontro casual durante uma tempestade mudará o rumo de suas histórias. Ao confrontar as diferenças entre os dois, eles questionarão as próprias convicções. E ao enxergar além das aparências, redescobrirão a capacidade de amar.

Porém, nessa frágil busca por um recomeço, o relacionamento deles é ameaçado por uma série de incidentes suspeitos que reaviva antigos sofrimentos. E quando um perigo real começa a se impor, Colin e Maria precisam lutar para que o amor sobreviva.

Link para compra: Clique aqui

 Dois a dois

Título original: Two by two

Ano de publicação: 2016

Ainda não adaptado para o cinema

Sinopse: Com uma carreira bem-sucedida, uma linda esposa e uma adorável filha de 6 anos, Russell Green tem uma vida de dar inveja. Ele está tão certo de que essa paz reinará para sempre que não percebe quando a situação começa a sair dos trilhos.

Em questão de meses, Russ perde o emprego e a confiança da esposa, que se afasta dele e se vê obrigada a voltar a trabalhar. Precisando lutar para se adaptar a uma nova realidade, ele se desdobra para cuidar da filhinha, London, e começa a reinventar a vida profissional e afetiva – e a se abrir para antigas e novas emoções.

Lançando-se nesse universo desconhecido, Russ embarca com London numa jornada ao mesmo tempo assustadora e gratificante, que testará suas habilidades e seu equilíbrio emocional além do que ele poderia ter imaginado.

Em Dois a dois , Nicholas Sparks conta a história de um homem que precisa se redescobrir e buscar qualidades que nem desconfiava possuir para lutar pelo que é mais importante na vida: aqueles que amamos.

Link para compra: Clique aqui

Seus livros já foram traduzidas para mais de 45 idiomas e já venderam mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo. Grande parte de suas obras já foram adaptadas para o cinema.

 

Leia também:

Compartilhe esse artigo com os amigos: